terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Presidente nacional do PT vai discutir rumo do partido no RN.



A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) estará reunida em Natal na próxima sexta-feira (24), no Hotel Monza, para discutir os rumos da sigla no Rio Grande do Norte. A informação é do site Portal No Ar.

Os petistas potiguares não conseguiram viabilizar as alianças com os partidos aliados da base governistas da presidente, Dilma Rousseff (PT). Agora, discutem se vão se aliar com o PSD de Robinson Faria ou ir para as eleições com uma chapa "puro sangue".

"Vamos discutir ainda. Inclusive, na próxima sexta-feira, vamos ter uma reunião com o presidente nacional do partido, Rui Falcão, no Hotel Monza, e vamos tratar do cenário para as eleições de 2014. A posição do PT será discutida junto com a Direção Nacional", explicou o presidente do Diretório Estadual do partido, Eraldo Paiva.

A intenção é se reunir agora com o partido e definir os rumos da sigla, que retomará o diálogo com os demais aliados, provavelmente, em fevereiro. A intenção é, em março, ter fechado os acordos que deverão se seguir até as eleições de outubro.

Segundo ele, já é fato que o PT não vai se aliar com os partidos que tiverem na composição da chapa majoritária um partido de oposição ao Governo Dilma. Consequentemente, está vetada a aliança com o PMDB se este, realmente, ficar ao lado do PSB da ex-governadora Wilma de Faria.

"O PT não vai fortalecer palanque de nenhum adversário e esperamos que os partidos que compõem a base do Governo Dilma também não o faça", afirmou Eraldo Paiva, criticando a aproximação entre PMDB e PSB no Rio Grande do Norte.

No atual momento, o principal objetivo do PT no RN é lançar a candidatura da deputada federal Fátima Bezerra para o Senado. E este plano, por sinal, faz parte da meta nacional do partido de aumentar o número de senadores no Congresso.

Presidente do SINTRAF participou de reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Nesta segunda-feira  (20), o  presidente  do sindicato e  vice-prefeito de Messias Targino, Pôla Pinto participou  da primeira  reunião  do Conselho  Municipal  de Desenvolvimento Rural Sustentável  e Solidário  que aconteceu no escritório local da emater, na parte da tarde.
O sindicalista informou que durante a reunião  foram aprovados  requerimentos de Declaração de Aptidão do PRONAF, que  é utilizada como instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas. Outro  ponto de pauta  da reunião foi a homologação  da listagem  do programa Garantia Safra, onde foram homologado a relação de 210 beneficiários para essa etapa.
O presidente  do SINTRAF, Pôla Pinto  voltou a defende a necessidade  de    todos os segmentos  que tem atuação  junto a agricultura familiar  no município  realizar  um planejamento de forma conjunto, mesmo que toda entidade tenha seu próprio planejamento.
O Secretário  de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Rodrigues Dantas, informou que na quinta-feira(23),  será feita a distribuição  de filtros  para os moradores da zona rural, e que os agentes de saúde  estão realizando um levantamento  para beneficiar   famílias da zona urbana. No mesmo evento  será feita a entrega  dos boletos  de pagamento do garantia safra.
Já o técnico do escritório local da emater, Aderbam Medeiros  esclareceu  que apenas uma associação rural envio a relação  dos agricultores  familiares para se cadastrarem no programa de distribuição de sementes do governo do estado.
A reunião  do Conselho  Municipal  de Desenvolvimento Rural Sustentável  e Solidário, foi presidida pelo presidente do conselho Manoel Cardoso Neto e participaram  os conselheiros, Wendel Kayky, Pôla Pinto,Lidiane Fernandes,Manoel Cardoso Neto, Paulo Rodrigues Dantas,  Aderbam Medeiros, Fátima Medeiros, Marinete Dantas, Juscelino Jales e Reno Teixeira.