terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O que esperar de sua visita ao dentista?

O que acontece durante a visita ao dentista?


Antes de qualquer coisa, é importante achar um profissional com quem você se sinta à vontade. O passo seguinte é marcar uma consulta para um exame completo, mesmo que aparentemente não haja nada de errado. Na sua primeira visita, o dentista fará perguntas buscando levantar um pouco do histórico da sua saúde geral. Nas visitas seguintes, não deixe de informá-lo sobre qualquer mudança no seu estado de saúde. Na maior parte das vezes, as visitas ao dentista se resumem a uma revisão do estado de integridade e higiene dos dentes. As consultas de rotina, que incluem a limpeza dos dentes e que, de preferência, devem ser feitas a cada seis meses, ajudam a manter seus dentes mais limpos e a durarem mais e ajudam a evitar o desenvolvimento de problemas que podem chegar a causar dor.

Profilaxia e limpeza dos dentes

As revisões quase sempre incluem uma limpeza geral dos dentes. O dentista usará instrumentos especiais para raspar a região do dente localizada abaixo da linha da gengiva, removendo placa e tártaro que podem causar gengivite , cáries, mau hálito e outros problemas. O profissional também poderá passar fio dental e polir os seus dentes.

Exame completo

Seu dentista fará um exame cuidadoso de seus dentes, da sua gengiva e mucosa da boca, procurando sinais de enfermidades ou outros problemas. O objetivo aqui é ajudar a manter a saúde da sua boca e, se houver problemas, identificá-los e tratá-los o mais rápido possível, antes que se agravem.

Radiografías

Dependendo da sua idade, dos riscos de doença e dos sintomas apresentados seu dentista poderá recomendar que sejam tiradas radiografias, para ajudar no diagnóstico de problemas que não poderiam ser detectados de outra maneira, como, por exemplo, danos aos ossos do maxilar ou da mandíbula, dentes que sofreram trauma, bcessos, cistos ou tumores e cáries entre os dentes. Os consultórios modernos têm aparelhos que praticamente não emitem radiação - não mais do aquela a que você se exporia se ficasse um dia no sol ou assistindo TV durante um final de semana. Como medida de precaução, você deverá usar um avental de chumbo no momento de tirar as radiografias. Em caso de gravidez, informe seu dentista, uma vez que este tipo de exame só deve ser feito em casos de emergência.

Talvez seja necessário tirar uma radiografia panorâmica. Este tipo de radiografia proporciona uma imagem completa da arcada dentária inferior e superior e auxilia o dentista a analisar a oclusão e a relação entre os diferentes dentes.

Com que freqüência deve-se ir ao dentista?

Se seus dentes e gengivas estiverem em boas condições, você poderá esperar de três a seis meses até a próxima visita. Porém, se houver necessidade de tratamento (fazer uma restauração, extrair um dente do siso ou restaurar a coroa de um dente) marque uma nova consulta. Não se esqueça de fazer todas as perguntas que tiver antes do término da consulta. Esta é a oportunidade para esclarecer qualquer dúvida que tenha.

O que é restauração?

O que é uma restauração?


A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração. Ao fechar os espaços onde as bactérias podem se infiltrar, a restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior. Os materiais utilizados para as restaurações podem ser ouro, porcelana, uma resina composta (restauração da cor do dente) e amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco).

Qual o melhor tipo de restauração?

Não existe um único tipo ideal para todas as pessoas. O que é melhor para cada um será determinado pela extensão do preparo, a possível alergia a certos materiais, o local da boca que precisa ser restaurado e o custo. Algumas considerações a respeito de cada material:

Restaurações de Ouro são feitas sob encomenda em um laboratório de prótese e cimentadas no dente em questão. As incrustações de ouro são bem aceitas pelos tecidos gengivais e podem durar mais de 20 anos. Por esta razão, muitos autores consideram o ouro o melhor material de restauração. No entanto, é geralmente a opção mais cara e requer múltiplas visitas ao dentista.

Restaurações de amálgama (prata) são resistentes e relativamente baratas. Entretanto, devido à sua cor escura, são mais aparentes que a porcelana ou o composto de resina, e não são utilizadas em áreas muito visíveis, como os dentes anteriores.

Resinas compostas (plástico) combinam com a cor dos seus dentes e, portanto, são utilizadas quando se deseja uma aparência mais natural. Os ingredientes são misturados e colocados diretamente na cavidade, onde endurecem. As resinas compostas não são o material ideal para grandes restaurações, pois podem lascar ou se desgastar com o tempo. Também podem manchar com pigmentos como o café, chá ou tabaco, e não duram tanto quanto outros tipos de restaurações - em geral de três a 10 anos.

Restaurações de porcelana são chamadas de incrustações ou facetas. São feitas sob medida por um laboratório de prótese e, em seguida, cimentadas no dente. Podem combinar com a cor do dente e resistir à manchas. A restauração de porcelana geralmente cobre a maior parte do dente. Seu custo é similar ao do ouro.

Se a cárie ou fratura tiver danificado grande parte do dente, pode-se recomendar uma coroa ou um outro tipo de recobrimento. A cárie que atingiu o nervo ou polpa pode ser tratada de duas formas: através do tratamento de canal (em que o nervo danificado é removido) ou através de um procedimento chamado capeamento pulpar, que é o recobrimento da polpa, e tenta manter o nervo vivo.

O que acontece quando se faz uma restauração?

Quando seu dentista decide restaurar um dente cariado, ele primeiramente remove a parte deteriorada e limpa a área atingida. Depois de limpa a cavidade, a restauração é feita com um dos materiais descritos acima.

Como saber se preciso de uma restauração?

Apenas seu dentista poderá determinar se você tem uma cárie que precisa ser tratada. Durante uma avaliação, seu dentista utilizará um pequeno espelho para examinar as superfícies de cada dente. Qualquer aspecto que pareça anormal será, então, minuciosamente examinado com instrumentos especiais. Seu dentista poderá também fazer uma tomada radiográfica completa da boca ou apenas parte dela. O tipo de tratamento que seu dentista irá escolher depende da extensão do dano causado pela cárie.


Lula diz à oposição que continuará viagens com Dilma

Na segunda viagem a Minas Gerais em menos de duas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) "foi a salvação da lavoura", por causa do grande número de empregos gerados. Ele também voltou a fazer campanha para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmando que trabalha pela continuidade de seu governo - "para que aí a gente possa fazer uma grande nação" - e avisou a oposição que continuará viajando ao lado da pré-candidata do PT à Presidência da República.


Lula afirmou que não liga para as denúncias de campanha antecipada feitas pela oposição à Justiça Eleitoral. "Vou fazer visitas até o dia 31 de dezembro à meia-noite. Vou fazer muita força para eleger minha sucessora. Depois vou para casa e não vou dar palpite no governo", afirmou o presidente em entrevista à rádio Globo AM de Governador Valadares, cidade que visita na manhã de hoje.

Mesmo sem ser perguntado, Lula fez questão de informar: "A companheira Dilma vai continuar viajando comigo até a lei permitir que ela viaje. Não tem sentido agora esconder a Dilma quando ela trabalhou até três da manhã no PAC." O presidente disse ainda que em janeiro o Brasil baterá o recorde de geração de empregos de carteira assinada na comparação com o mesmo mês desde 1992, quando o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) começou a contabilizar empregos formais.

Ministérios

O presidente confirmou que vai nomear ex-secretários executivos no lugar dos ministros que deixarão o governo para disputar as eleições. Segundo o presidente, não há tempo para montar novas equipes. "Amanhã sai o ministro da Justiça (Tarso Genro). Se vier um novo ministro, uma nova equipe, até montar o ano acabou. Os secretários-executivos já conhecem a máquina, os projetos que estão em andamento", afirmou.

Lula faz hoje uma visita às obras do PAC e vai inaugurar um pólo de educação à distância, além de participar da cerimônia de inclusão de 2.387 novas famílias no programa Bolsa Família. Depois o presidente viajará para o município de Téofilo Otoni.

PHS tem candidatura de Cícero Torquato como certa

Se Raimundo Fernandes não define o rumo a ser seguido, o seu potencial sucessor segue meio sem sal, mas credenciando seu nome para a disputa de uma das vagas que devem ser preenchidas pelo PHS na Assembléia Legislativa do Estado a partir de 2011.


Filho do conselheiro Alcimar Torquato, Cícero Torquato é tido como nome certo na disputa de 2010.

A informação parte do médico Salismar Correia, pré-candidato a deputado pela sigla.

Salismar afirma que nunca conversou com Cícero a respeito do projeto, mas... “O partido em a candidatura dele como certa”, destaca o médico que está de olho no potencial do companheiro de partido para obter êxito em seu projeto.

“Contamos com boas candidaturas. É possível que esta soma garanta duas vagas para o nosso partido. A vinda dele poderá me favorecer”, destaca o médico.

No PHS de eleição com baixo coeficiente eleitoral, a briga pelas potenciais vagas será de foice.

Bancos fecham no Carnaval

E falando em feriado de Carnaval...


Para não ter problemas, nem com os funcionários nem com a clientela, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já adiantou como será o expediente bancário durante os dias de folia.

As agências bancárias de todo o Brasil vão ficar fechadas na segunda-feira (15) e terça-feira (16), voltando a abrir às 12h de quarta (17).

Lembrando que no Rio Grande do Norte, que não segue o horário de verão, os bancos reabrem às 11 horas.

As contas e carnês que vencem nos dias 15 e 16 podem ser pagas sem multa na quarta-feira.

Os clientes também podem agendar o pagamento dos boletos ou pagar as contas nos caixas eletrônicos, na internet ou em correspondentes bancários.

Advogado garante: nenhuma lei diz que Carnaval é feriado

Deu no G1


CARNAVAL NÃO É FERIADO, APESAR DA TRADIÇÃO, DIZ ADVOGADO TRABALHISTA

Em entrevista à TV Justiça, ele explica que para haver feriado é preciso ter lei.

Diego Abreu

Do G1, em Brasília

Tradicionalmente a maior parte dos brasileiros não trabalha no período do carnaval, de sábado até a manhã da quarta-feira de cinzas. A exceção ocorre apenas no caso daqueles que são chamados para o plantão. Engana-se, no entanto, quem pensa que o carnaval é um feriado nacional.

Em entrevista à TV Justiça, o advogado trabalhista Marthius Sávios, que atua em processos junto aos tribunais superiores, explicou o por que de o carnaval não ser feriado. “Apesar de ser uma tradição, não é feriado. Todos os feriados (nacionais) são estabelecidos por leis federais e a lei federal não estabelece o carnaval como feriado”, detalhou.

De acordo com o advogado, o trabalhador que não comparece ao serviço no período do carnaval está sujeito a punições, caso a empresa não o tenha dispensado de comparecer ao trabalho.

"Se não tiver nenhum dispositivo como o ponto facultativo, a ausência na segunda, terça ou quarta gera a falta injustificada”, disse. Sávios destacou que há poucos debates sobre o tema no âmbito dos tribunais, mas, segundo ele, a Justiça tem considerado para fins trabalhistas que o carnaval não é feriado.

Perguntado sobre a Quarta-feira de Cinzas, o advogado detalhou que a ausência do trabalhador nesse dia pode ser descontada nos casos em que o empregador não o tenha dispensado. “A Quarta-feira de Cinzas também não é feriado. O trabalho a partir do meio-dia é uma praxe, um costume nacional. Se o empregador não estabelecer o critério, pode ser descontado esse dia.”