quinta-feira, 20 de agosto de 2009

IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA DO ELEITOR

Em um sistema de votação verdadeiramente democrático, a segurança do voto é um dos pilares para o efetivo exercício da cidadania.

Por isso, visando garantir esse direito, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral brasileira.

Entre elas, merece destaque o desenvolvimento de Urnas Biométricas, que processarão o voto a partir da identificação biométrica do eleitor.

A missão da Justiça Eleitoral brasileira é a de colocar nas mãos dos brasileiros o futuro cada vez mais seguro para a democracia e levar o Brasil à vanguarda tecnológica dos processos eleitorais em todo o mundo.

A nova tecnologia já será utilizada nas eleições deste ano.

A urna eletrônica com leitor biométrico será testada em três municípios, sendo um da Região Norte (Colorado do Oeste-RO), outro do Centro-Oeste (Fátima do Sul-MS) e, o último, da Região Sul (São João Batista-SC).

De 3 de março a 1º de abril, cerca de 45 mil eleitores foram cadastrados naquele que deve se tornar um dos mais avançados e precisos bancos de dados do planeta.

Por meio desse sistema, o País terá não só a votação mais informatizada como também a mais segura, já que não haverá dúvidas quanto à identidade de cada eleitor.

Para se ter uma idéia do grau de segurança que será alcançado, basta lembrar que uma única digital pode ser utilizada para identificar uma pessoa.

O novo sistema registrou as imagens das impressões digitais de todos os dedos das mãos além a fotografia.

No dia da votação, após a apresentação dos documentos pelo eleitor, a identidade do eleitor será ratificada por meio do reconhecimento biométrico de sua impressão digital.

Caso o mesário tenha dúvidas com relação ao eleitor, ou a sua digital não for reconhecida pelo sistema biométrico, aquele terá, à sua disposição, a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para confirmação da identidade do eleitor.

O objetivo desse cadastramento biométrico é excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra, tornando inviável a fraude ao procedimento de votação.

A expectativa é a de que, em dez anos, todos os estados do País tenham urnas com leitores biométricos.

Assim, a Justiça Eleitoral brasileira dá mais um grande passo rumo à consolidação dos direitos do cidadão.

Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe ganhará novo espaço de lazer

A comunidade Nossa Senhora de Guadalupe mais conhecida por Vila Oiteiro ganhará um novo espaço de recreação e lazer, que se somará aos já existentes a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e entretenimento aos seus moradores.

O principal responsável por mais esse espaço é o vereador José Edmilson (PMDB), que conduziu um projeto a câmara solicitando a construção de uma praça naquela comunidade.

O projeto foi apresentado, votado e aprovado na sessão da ultima terça-feira.
Com esse novo espaço a comunidade que é uma das que mais cresce no município de São Miguel passará a contar com vários instrumentos de socialização, dos quais podemos citar: uma escola, um ginásio de esportes que está em fase de conclusão e a praça que em breve terá a sua construção iniciada.

População de São Miguel é superior a 23 mil habitantes

O IBGE divulgou no ultimo dia 14 de agosto de 2009, as estimativas das populações residentes nos 5.565 municípios brasileiros em 1º de julho de 2009.

Esta divulgação anual obedece à lei complementar nº 59, de 22 de dezembro de 1988, e ao artigo 102 da lei nº 8443, de 16 de julho de 1992.

As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários, e o parâmetro usado pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

Os números divulgados apontaram que o município de São Miguel contava no dia 1º de julho de 2009 com uma população de 23.593 habitantes, pouco mais de 300 habitantes em relação ao mesmo período do ano passado.

Com esses números cabe constatar que a cada ano a cidade tem uma evolução no numero de habitantes. A manter-se a média no próximo ano a população chegará a algo em torno de 24 mil habitantes.

Veja a seguir a evolução da população de São Miguel ao logo dos últimos 4 anos:

Ano de 2006 – 21.406 habitantes

(estimada)Ano de 2007 – 22.578

habitantes (Censo)Ano de 2008 – 23.288 habitantes

(estimada)Ano de 2009 - 23.593 habitantes (estimada)

Visitas em delegacias serão vistoriadas


Fotos: Gabriela Duarte
Fizemos restrições em todo o estado a visitas dos familiares”, afirma.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte publicou no último sábado (16) uma portaria restringindo as visitas de familiares dos presos nas delegacias do Estado.
Na manhã desta quarta-feira (19), o delegado geral da Polícia Civil, Elias Nobre, explicou como as visitas vão funcionar em entrevista ao Jornal 96, da 96FM.
“As visitas agora serão monitoradas. Na verdade, só estamos disciplinando a ação que trazia riscos aos policiais e visitantes pela forma desorganizada.
Fizemos restrições em todo o estado a visitas dos familiares”, afirma. Na portaria, Elias Nobre deixou a escolha de dias, horários e lugar a critério do delegado.
“A visita fica a critério do delegado, mas terá que ser feita em no máximo uma hora.
Ele é que define os detalhes de como vai acontecer, mas não haverá visitas íntimas, nem visita de menores e tudo será acompanhado por um policial armado”, detalha.
A portaria não inclui as delegacias de plantão, pela falta de estrutura e trabalho continuo com a população.
“As delegacias de plantão não são contempladas porque os presos estão em situação mais do que precária e não tem condições de receber as visitas”, conta Elias Nobre.
A população carcerária do Rio Grande do Norte também foi questionada.
Atualmente existem 1.700 presos nas delegacias do Estado – número equivalente a 3 Alcaçuz - superlotando as celas.
“Cada cela tem 12 metros quadrados e capacidade de receber 4 presos, mas hoje temos 30 pessoas”, frisa.
O delegado contou que os presos - por causa da superlotação - estão fazendo as necessidades dentro de garrafas peti.
“Nas celas tem apenas um vaso sanitário para trinta pessoas”, denuncia.

Lula diz que é amigo de Wilma há 30 anos. Wilma poderia cobrar mais dessa amizade


Ao responder pergunta dos repórteres sobre a prefeita Micarla de Sousa, o presidente Lula tratou logo de render elogios à governadora Wilma de Faria...
Mostrando que no RN, é a ela que ele se dirige...é ela que ele escuta.
“Eu tenho uma relação histórica de 30 anos de amizade com a governadora Wilma e, quando ela vai ao meu gabinete, eu fico feliz. Mas recebo os outros com respeito institucional”, disse o presidente....
*
Eu...
Se fosse a governadora Wilma de Faria...
Cobraria de Lula toda essa carga de amizade que ele joga sobre ela...
E cobraria em obras.
Em resultados.
Em benefícios para o Rio Grande do Norte.
Dizer que ama e não demonstrar...é pouco para qualquer pessoa.
Para qualquer mulher.

Lula 'ataca' oposição de Agripino com indiretas em Ipanguaçu

Na entrevista coletiva concedida pelo presidente Lula hoje em Mossoró, não apareceu um ‘cristão’ para perguntar sobre o cenário político estadual e as particularidades envolvendo a guerra Lula/Agripino, mantida ao longo dos dois mandatos do presidente.Eis que em Ipanguaçu, durante o discurso, o presidente fez questão de ‘descer a lenha na sua oposição do Estado’.

O homem estava com a lingua coçando e em tom agressivo, desqualificou a oposição e engrossou discurso de combate às ações qualificadas como de efeito fútil no combate ao seu governo.Bem que o assunto poderia ter sido esmiuçado em Mossoró.

João Maia, Robinson Faria e Fábio Faria faltam a evento em Ipanguaçu

Um detalhe acabou chamando a atenção durante a passagem de Lula por Ipanguaçu.

Os deputados federais João Maia (PR) e Fábio Farias (PMN) além do presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Robinson Farias (PMN), não ‘deram as caras’ no evento.

E ai surge um nó daqueles pros analistas desatarem.

O que levou a tríade a faltar o evento?Há poucos dias, os três estiveram em Mossoró acompanhando a visita da ministra Dilma Roussef em Mossoró, justamente no dia em que anunciaram a união de forças com o deputado federal Henrique Alves.

Henrique estava no encontro...