quinta-feira, 23 de maio de 2013

Crise: Prefeito de São Miguel, Dario Vieira, perde maioria no Legislativo e fica sem Secretário de Assistência Social.

Em apenas cinco meses de administração, o Prefeito de São Miguel, Dario Vieira (PP), teve exposta ontem a segunda crise política na sua base do Legislativo. A primeira ocorreu quando Sandra Flor foi eleita em janeiro com os votos da oposição para Presidente da Câmara.

O grupo de cinco vereadores eleitos na coligação de Dario/Salismar/Galeno, literalmente desidratou, reduzindo-se a apenas quatro integrantes com a dissidência aberta do agora Ex-Secretário de Assistência Social, Francisco Manoel de Queiroz (DEM), que renunciou o cargo para reassumir sua cadeira de vereador na Câmara de São Miguel.

"Chiquinho de Manoelzinho", como é mais conhecido o parlamentar, mostrou-se insatisfeito com a posição de seu suplente, José Alves de Lira (Zé de Nozin), que ao lado do Prefeito Dario e da Vereadora, Sandra Flor (PSC), articularam e realizaram a eleição da Mesa diretora da Câmara (Biênio 2015-2016) na "calada da noite", sem qualquer comunicação ao mesmo.

Segundo informações seguras, "Chiquinho" reassumirá o seu mandato de vereador na próxima sexta-feira (amanhã) e adotará uma posição de total independência. Dizem que o edil vai voltar "cuspindos marimbondos". Por sua vez, "Zé de Nozin" ficará sem mandato ou cargo político.

Ademais, os problemas não param, pois a oposição (como informamos ontem neste blog) pretende anular judicialmente a eleição da Câmara ocorrida na última sexta-feira (17), ante as irregularidades cometidas.
Caso a eleição seja mesmo anulada, Dario Vieira terá que aumentar os esforços e melhorar sua articulação política, a qual tem se mostrada pífia e despreparada para lidar com a base política, isto é, caso queira ter no comando do legislativo um de seus aliados.

"Chiquinho de Manoelzinho" entregou o cargo de secretário e está retornando ao Legislativo com postura política independente.

Cabe ressaltar que a oposição conta com quatro dos nove vereadores de São Miguel, portanto, "Chiquinho de Manoelzinho" deverá ser o fiel da balança no Legislativo daqui para frente.

Um dado interessante é que o Prefeito Dario foi prefeito nos anos de 1996 a 2004 e seu aliado Galeno Torquato foi prefeito de 2004 a 2012. Contudo, desde esse tempo, é a primeira vez que a oposição (em minoria) consegue "incomodar" o prefeito, bem como é a primeira vez que seu grupo não consegue unir a base na Câmara de Vereadores. Fato inédito!

Esta crise é atribuída a uma diversa combinação de fatores, em que se junta à falta de traquejo do prefeito e de sua equipe de Secretários para articular politicamente, o excesso de expectativa de vereadores estreantes quanto à resolutividade dos seus mandatos, mas também reflete a rejeição ao excesso de poder delegado a Vereadora Adalcina Vieira (PP), irmã do Prefeito.

Aliado a isso, a administração de Dario Vieira ainda não encontrou um rumo, já que os serviços básicos como saúde e serviços urbanos estão engatinhando, dentre outros. 

Não podemos esquecer que a insatisfação popular e a de aliados históricos que ajudaram a eleger Dr. Dario também é grande, porém, não citaremos nomes.

Agora, resta saber se o Prefeito, Dario Vieira, manterá sob seu controle os vereadores Sandra Flor, Lucélio Nogueira e "Toinho de Fátima", bem como se mudará as táticas e articulação política, uma vez que as atualmente utilizadas fracassaram.

É meus amigos... A coisa tá feia lá pras bandas da Serra do Camará!


Salve-se quem puder!