terça-feira, 24 de março de 2015

Em entrevista, Deputado Galeno Torquato falou dos desafios do primeiro mandato e defendeu a expansão do PSD no RN.



O deputado estadual, Galeno 
Torquato (PSD), defendeu hoje a expansão do PSD para os próximos pleitos. O comentário foi feito durante entrevista concedida à jornalista Anna Ruth Dantas, nesta terça-feira (24), no programa RN Acontece, da Band/Natal. 

Na ocasião, o parlamentar comentou também sobre as expectativas do primeiro mandato como deputado, além de ressaltar bandeiras que estão sendo defendidas por ele como saúde e recursos hídricos.

Questionado sobre o contingenciamento do orçamento de 2015 por parte do governador Robinson Faria, o deputado Galeno Torquato informou que a iniciativa do Governo não contempla áreas como saúde e educação. "Creio que os serviços essenciais vão continuar a serem oferecidos sem nenhum problema, temos um governador motivado que vem cumprindo suas promessas de campanha, além de ter formado uma equipe de secretários com perfil técnico. Ou seja, temos um governo que está começando bem", salientou o deputado.

Sobre o pleito de 2016, o parlamentar reforçou a importância da legenda contar com três deputados estaduais (Disson Lisboa e José Dias), além do prefeito de Mossoró e do próprio governador do Estado, para buscar o crescimento do partido no Rio Grande do Norte. "Vamos estruturar o partido em todas as regiões, esse é um compromisso nosso, de expandir as bases do PSD, garantindo ainda mais sustentação às ações do governo Robinson Faria", pontuou Torquato.

Criação do PL

O deputado Galeno abordou ainda a criação do Partido Liberal (PL), fruto da articulação do ministro das Cidades, Gilberto Kassab. O parlamentar informa que estão sendo colhidas assinaturas, sendo a meta – segundo Torquato – atingir as 50 mil assinaturas até o final dessa semana. "Esperamos contribuir com a criação do novo partido, que já nascerá aliado do PSD", disse.

Gustavo Fernandes foi eleito presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa.



O deputado estadual, Gustavo Fernandes (PMDB), foi escolhido presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, durante a primeira reunião, realizada na manhã desta terça-feira (24). Também compõem a comissão os deputados estaduais Nélter Queiroz (PMDB) e Souza Neto (PHS). Os suplentes são Tomba Farias (PSB), Getúlio rego (DEM) e José Adécio (DEM).

A Comissão de Minas Energia é responsável por analisar os principais projetos relativos à economia do Rio Grande do Norte. Passam pela análise do grupo todas as proposições relacionadas ao fomento à atividade mineral; geração e distribuição de energia elétrica; incentivos às fontes alternativas de geração de energia; e subsídios públicos ao consumo de energia rural, especialmente energia elétrica destinada à irrigação.

Também é de responsabilidade da comissão tratar sobre a exploração de petróleo e gás natural no território do Estado, na plataforma continental e mar territorial; compensação ao Estado pela exploração de petróleo, gás natural, recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais; registro, acompanhamento e fiscalização das concessões de direitos de pesquisa e lavra de recursos minerais e hídricos; e exploração dos serviços locais de gás canalizado. 


"É muito importante assumir a presidência desta Comissão no início do segundo mandato, pois vamos tratar dos temas mais importantes para o crescimento da nossa economia. São assuntos com os quais tenho afinidade e vou então poder contribuir com os projetos que tramitarem na comissão e outras atribuições que teremos", declarou Gustavo.

PREFEITURA SÃO MIGUEL REALIZA, NA CÂMARA MUNICIPAL, AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA A ADESÃO E CRIAÇÃO DO COMITÊ DO PROGRAMA “ÁGUA PARA TODOS”


 

O Chefe de Gabinete José Barbosa, os Secretários Municipais Luzinete Cesário, Elizangela Maria, Ana Ruth, Shimeny e Adriano, vereadores, funcionários públicos, sindicatos e comunidades rurais participaram da audiência pública realizada pela terça-feira (24) na Câmara Municipal para apresentar e discutir a execução do programa "Água para Todos" no Município.  Para o Chefe de Gabinete e agora articulador do programa no município, o programa traz a esperança de dias melhores para o homem do campo, que é obrigado a conviver com os efeitos devastadores da escassez de chuva. “Esse programa, que certamente vai minimizar o sofrimento dos agricultores de nossa região, é bem vindo e o nosso governo dará todo o apoio necessário para sua implantação”.  A administração cuidando da Nossa Gente está atenta às necessidades do município com relação a falta de água. Hoje mesmo o Prefeito Dario se encontra em Brasília, para participarem também de uma audiência no Ministério da Integração para tratarem do assunto, sobretudo com o tão esperando açude de Poço de Varas. mas sugiro um convite ao Secretário da SEMARH, uma vinda à São Miguel para conhecer de perto as reais necessidades dos micaelenses, uma vez que alguns critérios
do programa não condizem com nossa realidade. Não estamos nem vamos cruzar os braços diante da situação de calamidade.  Se trata de um programa sem pretensões políticas, cujas ações são garantidas pelo Governo Federal em parcerias com os governos municipais, independentemente de interferências político-partidárias. Por isso todas as parcerias serão bem vindas. O Vereador Célio Gonçalves que representou a Presidente Adalcina Vieira e toda a Câmara, apresentou a necessidade das primeiras ações do "Água Para Todos" à numerosa plateia composta por presidentes de Associações Comunitárias, sindicalistas, agricultores e representantes de diversas instituições municipais, igreja católica e evangélica.  Descrevendo ações a serem seguidas a partir do levantamento das demandas do município, do cadastramento das futuras famílias beneficiadas e da formação do Comitê Gestor Municipal. Após as explanações, os presentes indicaram os representantes a constituírem o comitê Gestor Municipal, ficando eleitos os seguintes membros: Secretaria Municipal do Bem Estar Social: Elizangela Rêgo e Deângela Carvalho; Secretaria  Municipal do Meio Ambiente: Ana Ruth (secretária do Comitê) e Cristiana Chaves; Sindicato da agricultura: familiar José Miguel Filho (Zezé) e suplente sindicato Rural Antonio Ferreira; Igreja Católica: Fátima Torres e Liduína Januário; Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável: Francisco Manuel (Coordenador do comitê) e José Edmilson Carvalho: Líderes Comunitários I: José Marlos Silva e José Francisco de Aquino; Líderes Comunitários II: Francisco Raimundo Leite e Germano da Silva. Articulador do Comitê, José Barbosa de Souza (Chefe de Gabinete)apartamentos para alugar em santos