quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sertanejo improvisa tipoia para manter de pé a última vaca do rebanho dizimado pela seca

Mais de 40% do rebanho bovino da Paraíba já foi dizimado pela prolongada estiagem. Desesperados com a morte dos animais, pequenos produtores da zona rural improvisam de tudo para salvar as últimas reses. É o caso de seu Jorge dos Santos, 52 anos, que tem um pequeno roçado no município de Itaporanga (na região do Vale do Piancó, a 420 quilômetros de João Pessoa). Sua última vaca leiteira, sem força para se sustentar de pé, é amparada por uma tipoia feita com redes velhas amarradas em quatro traves.


A cena dramática foi registrada pelo padre Djacy Brasileiro, pároco da cidade de Pedra Branca, na mesma região, que vem denunciando a falta de assistências dos governos aos agricultores e produtores que perderam tudo o que investiram por conta da seca.

Seu Jorge tinha 11 animais em seu rebanho. A maioria morreu de sede e fome. Hipertenso, há uma semana ele foi encontrado desacordado no meio do terreiro, próximo de uma vaca que também morreu tentando parir. “A vaca, uma das últimas que eu tinha, morreu depois de tentar parir e não ter forças. Não aguentei de tanta tristeza, passei mal e desmaiei. Sofro de pressão alta e caí ao ver meu animal morrer de fome, sede e sem ter sua cria”, narra.

Ele teve que se desfazer de outros animais, vendendo-os a preço abaixo do mercado local, para fugir de um prejuízo maior. A única vaca que sobrou está magra e mal consegue parar de pé. Pele e osso sustentados por cordas de agave, para tomar água e comer das mãos do seu dono.


A deputada federal Fátima Bezerra (PT), uma das líderes da oposição no Rio Grande do Norte, defendeu nesta terça-feira (27) a presença do PMDB e do PV no bloco de partidos que combatem a gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).


Provável candidata ao Senado, a petista afirmou que o PMDB, que no plano federal participa da base de apoio à presidente Dilma Rousseff (PT), nunca deixou de ser um potencial aliado do PT no Rio Grande do Norte.

"Acho que seria muito bom para o Rio Grande do Norte que em 2014, junto com a reeleição da presidenta Dilma, nós pudéssemos apresentar um projeto aliado para os governos federal e estadual", afirmou a parlamentar.

O convite surge em meio às sinalizações de rompimento do PMDB em relação ao governo Rosalba Ciarlini. O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, disse que o partido irá discutir, em fevereiro, se permanece aliado ao governo democrata. Neste final de semana, ele revelou existir no Palácio do Planalto intenções voltadas para o alinhamento entre PT e PMDB nos estados para as eleições de 2014, quando Dilma deverá disputar a reeleição e quer ter palanques coesos nos Estados. No Rio Grande do Norte, o PMDB, parceiro central do PT, é aliado ao DEM, adversário no plano nacional.

"Primeiro eu acho que o PMDB nunca deixou de ser um potencial aliado do PT, enquanto partido que no plano nacional é da base do governo Dilma. O que ocorreu aqui no estado é que a sua aliança com o DEM nos afastou e isso sempre foi claro tanto da nossa parte quanto da parte do PMDB", afirmou a deputada Fátima Bezerra.

"Agora, a partir do momento que o partido venha a romper com o DEM, nada impede que nos sentemos à mesa para discutir os projetos futuros e eu defendo que o PMDB, assim como o PV, agora com a direção do senador Paulo Davim, venham sim a compor, junto com o PT, PC do B, PDT, PSB, PSD, entre outros partidos da base, uma frente de oposição ao governo do DEM", declarou a parlamentar.

Informações do Jornal de Hoje

Ônibus de Turismo do RN é assalto no trecho da PB-323 entre Catolé do Rocha e Brejo dos Santos (PB)

Por volta das 03h00 da madrugada deste domingo (25), uma guarnição foi solicitada através do COPOM do 12º BPM para averiguar uma suspeita de assalto na PB-323, no trecho entre Catolé do Rocha e Brejo dos Santos (PB).


Chegando ao local, foi constatada a veracidade do fato, pois segundo o motorista condutor de um ônibus de turismo da Empresa São Miguel, que trafegava na PB-323, relatou que, três elementos encapuzados e fortemente armados, em duas motos, efetuaram vários disparos no ônibus, cor azul, Placas BWO 7966 – São Miguel / RN, obrigando o mesmo a parar, e em seguida adentraram no veículo e tomaram dos passageiros certa quantia em dinheiro, sendo que o valor não foi divulgado.

Após a ação dos meliantes, eles conseguiram se evadir do local tomando rumo ignorado.
A PM entrou em diligência no intuito de localizar os elementos, mas até o momento não obtiveram êxito.

Por Jan Oliveira - Catolé News
Ônibus do RN foi assaltado próximo na PB-323

1ª Domingueira do pagode - Complexo Turístico " O Mirante".


O complexo Turístico "O Mirante" da Serra de Luis Gomes/RN está com nova administração e com muitas novidades para proporcionar a Luis Gomes e região lazer e entretenimento.

Localizado em um ponto de destaque é o melhor e mais agradável ambiente da cidade com vista para 14 municípios do RN, PB e CE. Uma culinária de dar água na boca e um atendimento excelente.

Nos finais de semana conta sempre com uma programação diversificada e para o próximo domingo 02 de dezembro de 2012 já está agendada a 1ª Domingueira do Pagode com o grupo Ousadia, a partir das 15:00

Nora acusa sogro de assediá-la sexualmente na zona rural de Tenente Ananias/RN

Um funcionário Publico municipal foi denunciado pela nora, pelo suposto crime de assédio sexual. O fato aconteceu na Vila Mata, zona rural do município, por volta das 19h30min, desta terça-feira (27).


A vitima que tem 21 anos relatou que foi procurada pelo sogro, de 48 anos, que lhe fez uma proposta indecente, para ela manter relações sexuais com ele.

A nora não aceitou a proposta do sogro e ainda procurou o sargento Franky, comandante do policiamento local para denunciar o fato.

O sargento Franky encaminhou a ocorrência para 8ª DRPC em Alexandria/RN para apurar a veracidade dos fatos. Os nomes foram preservados até que se confirme à história mencionada pela nora contra o sogro.