terça-feira, 28 de julho de 2009

Deputado credita lentidão à Caixa

Para parlamentar do PSB, as prefeituras municipais são as menos culpadas pela burocracia do programa no CearáA burocracia que o programa do Governo Federal ´Minha Casa, Minha Vida´ enfrenta em

Fortaleza, como mostrou matéria divulgada ontem, no Diário do Nordeste, segundo o deputado Welington Landim (PSB), não acontece somente na Capital cearense, como no interior que vêm enfrentado percalços, como a falta de prazos e de informações.

O parlamentar aponta que entre os entes envolvidos na execução do ´Minha Casa, Minha Vida´, as prefeituras são as que menos têm culpa da burocracia que está dificultado a aplicação, acreditando que muitas delas partem da falta de sintonia entre o Governo Federal e a Caixa Econômica.

Ele pontua que a Caixa, responsável por aprovar o cadastros das famílias e os projetos apresentados pelas construtoras, bem como por repassar recursos às construtoras quando as obras forem iniciadas, precisa definir os prazos.

Landim reclama que, até agora, não houve nenhuma reunião entre a Caixa e os prefeitos, para esclarecimento das etapas do programa e das dúvidas que muitos administradores municipais têm.

O parlamentar destaca que há duas semanas saiu uma resolução, através de Medida Provisória do Governo Federal, estendendo o programa para cidades com menos de 50 mil habitantes.

Porém, segundo ele, quando esses municípios vão dar entrada para o cadastramento das famílias, a Caixa informa que ainda não recebeu tal resolução do governo.

Para o parlamentar, além da burocracia há também um problema de operacionalização para que o programa deslanche.

Ele deixa claro que o papel das prefeituras é fazer o levantamento das famílias que participarão do ´Minha Casa, Minha Vida´, fazer doação do terreno para construção das casas à Caixa e indicar as construturas que apresentarão os projetos.

OrganizaçãoEle considera que a Caixa Econômica ainda não se organizou para receber os terrenos das prefeituras, bem como não estabeleceu prazos para recebimento do cadastramento dos projetos, nem para iniciar a construção das casas.

“A solução para agilizar o programa é a Caixa ser prática. Normatizar cada etapa. Caso contrário, isso vai ser levado com a barriga até o fim do ano”.

Segundo o líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Nelson Martins (PT), o Estado já está preparado para fazer a parte que lhe cabe dentro do programa.

Ele enumera que o papel do Executivo Estadual é providenciar água e esgotamento sanitário, isentar impostos em produtos de construção, além de arcar com um subsídio de R$ 2 mil para cada moradia a ser construída.

Contudo, o petista esclarece que é preciso começar a construção das casas para que o Estado cumpra com sua parte.

Aécio: Lula anunciará reajuste do Bolsa Família na sexta

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, informou nesta terça-feira (28) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará o anúncio do reajuste do Bolsa Família na sexta-feira (31), em Belo Horizonte (MG).

Aécio disse que o Bolsa Família é um instrumento importante de distribuição de renda e que ele espera que o governo federal tenha fontes de recursos para garantir esse reajuste sem prejuízo de outros programas.

"O presidente Lula é sempre bem-vindo em Minas Gerais e eu serei um bom anfitrião, honrando a boa hospitalidade mineira", disse o governador, após encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Ao ser questionado se o reajuste seria de 10%, conforme deixou escapar hoje o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, Aécio disse que não conhecia o porcentual do reajuste.

PB confirma 1ª morte por gripe suína

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, na Paraíba, confirmou nesta terça-feira (28) o primeiro caso de morte causado pelo vírus da Influenza A (H1N1), a chamada gripe suína, no Estado.

O paciente morreu na madrugada desta terça no Hospital Universitário Lauro Vanderlei, que fica no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde estava internado desde o último dia 21.

Segundo a pasta, ele teria se infectado durante um congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília.

Até esta segunda (27), as mortes em decorrência da doença no País chegavam a 45.

De acordo com a secretaria, a vítima, de 31 anos, teve a doença confirmada na semana passada pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA).

Ele apresentava histórico de doenças pulmonares, como pneumopatia crônica e má formação congênita no tórax.

De acordo com a secretaria, o corpo será ensacado por duas vezes e o caixão não poderá ser aberto durante o velório
Casos no Ceará
O município de Quixadá, no Sertão Central, investiga dois novos casos de gripe suína.

Nesta segunda-feira (27), a Secretaria de Saúde do Estado confirmou o primeiro caso na cidade.

A vítima teria contraído o vírus H1N1 em Brasília, onde passou férias.

Também nesta segunda-feira (27), foram notificados mais seis novos pacientes no Ceará, totalizando 36 registros; outros 21 continuam em monitoramento.

Gustavo Carvalho: deputado-bomba na inauguração da Sapatitos


Nem um pouco preocupado com o efeito de sua entrevista...que ainda rende em algumas rodas políticas...o deputado-bomba Gustavo Carvalho fez ontem um programinha bem light...
Foi ao Midway Mall, prestigiar o publicitário Pedro Ratts e Cleide, que inauguraram a Sapatitos, loja de calçados infantis, no terceiro piso do shopping.
“Está tudo mais calmo”, disse Gustavo ao Blog...
E está mesmo.
Depois do bate-boca de todas as cores e partidos, por causa da entrevista de Gustavo, ele circulou lépido e fagueiro com a governadora Wilma de Faria.
Tanto em Pau dos Ferros quanto em Martins, no Festival Gastronômico.
Sempre ao lado do vice-governadorável Iberê Ferreira de Souza, pivô de toda a confusão.

João Maia evita a serra de Martins e levanta tese de maior interessado no rompimento da base governista

Pelo menos duas ausências chamaram a atenção no Festival Gatrônômico de Martins.

Mesmo convidados, o senador José Agripino, (Volto ao assunto) e o deputado federal João Maia, não compareceram a festa, levantando uma série de indagações nas cabeças mais ouriçadas.

O deputado federal João Maia, não compareceu à festa e apresentou um argumento de base contestável.

O argumento apresentado para justificar a ausência, se deu em função de um problema mecânico verificado em seu carro. (?!?!?!?!?!). João teria argumentado que o veiculo encontrava-se na assistência técnica para a correção de uma falha, e aí sabe como é.

Carro moderno, tecnologia de ponta, demora a quebrar, mas quando quebra... Gera problemas em série para gregos e troianos.

Na cidade serrana, circulava a informação de que o deputado teria evitado subir a serra.

A presença de nomes como a governadora Wilma de Faria e Ibere Ferreira de Sousa teriam inibido a presença do deputado, que não estava muito propício aos ‘encontros ocasionais’.

Como Robinson subiu a serra, e foi alvo destes tais encontros, a informação que circulava no meio político do Festival Gastronômico, dava conta de um João Maia mais do que interessado na manutenção do clima de racha instalado na base governista.

João tem adotado posicionamento firme de crítica na conduta da escolha do candidato governista.

Se a teoria mantém solidez eu não sei, mas o meu carro também estava quebrado, coitado.

Mesmo assim, com a ajuda de um amigo, consegui chegar à serra de Martins para uma visita rápida mas proveitosa.