Os
equipamentos serão encaminhados às cidades beneficiadas após o treinamento dos
operadores, que acontecerá entre 4 e 25 de junho
O Rio grande do Norte recebeu, nesta segunda-feira (3), 101 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras que beneficiarão 149 municípios em situação de emergência por causa da seca. A entrega foi feita pela presidenta Dilma Rousseff, que participou da cerimônia de entrega em Natal (RN), e anunciou também o repasse de mais de R$ 300 milhões para que o governo estadual construa a Barragem de Oiticica, entre os municípios de Caicó e Jucurutu, e que deve beneficiar mais de 500 mil pessoas.
A presidenta ainda lembrou das medidas emergenciais adotadas para combater o efeito da estiagem, como por exemplo, o seguro safra, que será prorrogado enquanto a chuva não voltar a cair. Ela ainda anunciou a criação de um plano safra específico para região do Semiárido do Nordeste, com o objetivo de garantir a segurança produtiva na região. Para Dilma, a distribuição de máquinas e equipamentos também ajuda os prefeitos em medidas contra a seca, que podem construir e consertar barragens, por exemplo.
Infraestrutura
Durante a cerimônia Dilma anunciou a extensão da BR-304 de Natal até a divisa
com o Ceará, e a duplicação BR-101 no estado. Outra ação viária é a retomada da
duplicação do acesso à praia de Pipa, em Timbau do Sul. Ela também afirmou que
será construído o sistema do Iguapó, que liga a BR-101 ao aeroporto de São
Gonçalo do Amarante. De acordo a presidenta, é uma obra que tem um sentido
estruturante.Durante o evento, ainda foi lançado o edital de licitação das obras complementares da duplicação da BR 101/RN, para construção de vias marginais, obra de drenagem e de dois viadutos. Também foi assinado o Acordo de Cooperação do programa Brasil Mais Seguro, entre o Ministério da Justiça e o governo do Rio Grande do Norte.
O estado é o terceiro a aderir ao programa Brasil Mais Seguro, após Paraíba e Alagoas. A Ordem de Serviço para as obras de construção do Museu da Rampa e Memorial do Aviador também foi assinada, e foi anunciada a liberação de R$ 30 milhões, em recursos do Ministério do Turismo, para a reforma e ampliação do Centro de Convenções de Natal.
Divulgação / MDA
As retroescavadeiras vão melhorar as
estradas e amenizar os efeitos da estiagem na região
Objetivo
A doação de retroescavadeiras e motoniveladoras a
prefeituras faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 e tem o objetivo de beneficiar
a população rural dos municípios com a construção e recuperação de estradas para
o escoamento da produção, contribuindo para a organização produtiva dos
agricultores familiares dessas regiões.
O governo potiguar informou que as máquinas doadas vão atender 89,22% dos
municípios e 79,45% da população rural do estado, o que equivale a 560 mil
famílias a serem beneficiadas. Ao todo, 500 operadores serão capacitadas para
operar as máquinas. Os cursos terão duração de 16 horas para trabalhar com
retroescavadeiras e de 40 horas para motoniveladoras.
Estradas
brasileiras
O PAC 2 prevê a construção de, aproximadamente, oito mil quilômetros (km) de
rodovias e obras de manutenção em outros 55 mil km.Ainda no sistema rodoviário, o programa disponibilizará recursos para a compra de equipamentos, como motoniveladoras e retroescavadeiras, para auxiliar na recuperação das estradas do interior do Brasil e, consequentemente, melhorar a produção e a circulação de produtos e mercadorias em 1.299 municípios com até 50 mil habitantes.
Enfrentamento à seca
O governo federal investe recursos para enfrentar a estiagem no semiárido. Implantação de cisternas, reforço da distribuição de água por carro-pipa, linha especial de crédito para pequenos e médios agricultores e redução do valor da saca do milho são algumas das ações emergenciais. Os trabalhos contam com apoio de diversos órgãos federais e dos governos estaduais.