As equipes já podem ser vistas dia e noite em quatro trechos da obra: 
de Brejo Santo a Jati (CE); de Mauriti (CE) a São José das Piranhas 
(PB); na construção dos 15 quilômetros do túnel Cuncas I, o maior da 
América latina, localizado também em Mauriti; e também nos municípios 
pernambucanos de Salgueiro e Cabrobó - onde a implantação das estações 
de bombeamento já funciona em regime integral desde agosto de 2012.
 O ministro Francisco Teixeira explica que a operação dia e noite 
representa um ganho de produtividade e qualidade. "A construção dos 
vertedouros de barragem, por exemplo, exige um volume substancial de 
concreto e é mais interessante fazer a concretagem na parte da noite do 
que de dia. Isso porque você tem um controle tecnológico maior, evitando
 fissuras no concreto devido à exposição ao sol na hora da concretagem, 
na hora da cura e da pega do concreto", diz.
 A meta de conclusão do empreendimento, que vai beneficiar mais de 12 
milhões de brasileiros, continua a mesma. "A ideia é concluir parte do 
empreendimento em dezembro de 2014 e conclui-lo em dezembro de 2015", 
relembra o ministro. Atualmente, cerca de 10 mil operários atuam nos 
mais de 477 quilômetros de obra - que já está 56,6% executada.