terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Agricultores de 123 municípios do RN receberão benefícios do Garantia Safra; São Miguel está na lista

A Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário publicou hoje (11) no Diário Oficial da União portaria que autoriza o pagamento dos benefícios relativos à safra 2012/2013 aos agricultores que aderiram ao Garantia Safra.
Conforme a portaria, agricultores de 123 municípios do Rio Grande do Norte serão beneficiados com a verba. Entre estes municípios que terão agricultores beneficiados está São Miguel que contou com a adesão de 409 agricultores.

Os pagamentos serão realizados a partir deste mês, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. A relação dos municípios contemplados está no Diário Oficial da União que pode ser consultado no site da Imprensa Nacional.

Intercâmbio promove trocas de saberes entre famílias agricultoras

Cleuma Silva - Comunicadora popular da ASA
Padre Marcos - PI
11/02/2014
Troca de saberes aconteceu em Padre Marcos | Foto: Cleuma Silva
Com o objetivo de promover multiplicações de experiências de convivência com o Semiárido, o Centro de Estudos Ligados a Técnicas Alternativas (Celta), realizou, nos dias 08 e 09 de fevereiro, no município de Padre Marcos, no Piauí, um intercâmbio intermunicipal com as famílias beneficiárias do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) do município de Jacobina do Piauí.

No primeiro momento as famílias conheceram a feira de produtos orgânicos existente no município. Depois, as famílias seguiram para a comunidade Lagoa do Aguapé, onde visitaram uma horta comunitária e a propriedade do seu Antônio Neto, que há nove anos cultiva uma diversidade de plantações, além de criar de galinhas, ovinos, suínos e bovinos.

O intercâmbio foi marcado pela troca de saberes, que possibilitaram aos agricultores e agricultoras a vivência de experiências singulares de convivência com o Semiárido. “Essa experiência é de grande importância para a gente e nos possibilita muito aprendizado. Aqui aprendi como cuidar melhor dos nossos canteiros, sem falar que numa visita como essa a gente abre mais a mente para outras coisas", conclui a agricultora Luzinete Maria da Silva Carvalho, da comunidade Mateus, em Jacobina do Piauí.

De acordo com seu Antônio Neto, vivenciar o intercâmbio é muito importante, pois é como muita determinação e força de vontade que ele e sua equipe trabalha para mostrar para as pessoas que é possível produzir bem vivendo na região: "Já recebi visita de tantas pessoas aqui, e isso me deixa feliz pois todas as pessoas que vem aqui saem contentes e isso nos alegra em saber que estamos proporcionando conhecimento a outras pessoas".

Após visita de campo, a equipe fez um momento de avaliação das atividades realizadas. Na oportunidade, as famílias avaliaram o momento como positivo, visto que além de conhecerem os quintais produtivos cheios de vida do seu Antônio Neto, aprenderam mais sobre como produzir sem a utilização de agrotóxicos e tantas outras praticas nocivas às pessoas  e ao meio ambiente.

O intercâmbio faz parte do plano de trabalho do P1+2, realizado pela ASA, favorecendo a construção de saberes e a troca de experiências entre agricultores e agricultoras.