segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Fundado em São Miguel e Encanto Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar

Depois de mais de um ano em discussão foram  fundados  no sábado  (7),  nos  no municípios de São Miguel e Encanto os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), onde participaram mais de 300 agricultores e agricultoras familiares nas  duas  Assembleias de fundação dos Sintraf.
No município  de São Miguel  o coordenador da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, Pôla Pinto  e o dirigente   do SINTRAF  de Rafael Godeiro, Antônio Ranier participaram do evento que reuniu uma grande quantidade  de agricultores familiares. O presidente  do SINTRAF do  Icó do estado do Ceara, Ivanildo de Freitas  também participou da fundação do SINTRAF.
Já no município  de Encanto  o coordenador da FETRAF/RN,  Hildebrando Rocha e o presidente do SINTRAF  de Janduis  coordenaram todo processo de fundação do novo sindicato. O advogado , Morôni Linhares  esteve presente nas duas assembleias.
Nos  dos eventos varias lideranças das associações rurais  prestigiaram a fundação dos Sintraf, onde demonstraram apoio a luta visando o fortalecimento da agricultura familiar nos dois  municípios
Em São Miguel, foi eleito José Miguel Filho  como presidente do SINTRAF  e  em Encanto Luciano Alves Ribeiro. O  mandato  das  duas diretorias  eleitas vão até 7 de dezembro de 2017.
 Desde janeiro deste ano que  agricultores familiares dos dois municípios vinha discutindo sobre a criação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf). Essas lideranças  vinha também participando das atividades da FETRAF/RN tanto na região como em nível estadual.

José Miguel Filho  destacou  a fundação  do SINTRAF . “Vamos realizar um trabalho voltado para o fortalecimento da agricultura familiar como vem acontecendo em vários municípios da região”, destacou ele durante seu pronunciamento.