sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Tendência do PR é deixar a base aliada do Governo

Embora a reunião do PR para discutir se mantém a aliança com o Governo Rosalba Ciarlini esteja marcada para apenas o dia 22 de novembro, na prática, o rompimento já está definido. A executiva estadual do partido, liderado pelo deputado federal João Maia, deverá deixar a bancada governista. O deputado estadual George Soares, vice-presidente estadual da legenda, disse que a reunião do dia 22 deverá reunir todos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da legenda. A partir dos representantes dos núcleos regionais da legenda o PR adotará o posicionamento.

“Analisando todo o período que o PR ficou no Governo e vimos que passou a impressão de que ele (o Governo) não quer ser ajudado. O nosso partido tem uma capilaridade no Estado todo, prefeitos importantes, mas nunca foi consultado”, comentou o deputado. George Soares ressaltou que nunca teve qualquer participação no Governo. “O Governo criou uma situação dentro do partido. Mas vamos concretizar (a saída) apenas depois de ouvirmos todos os prefeitos e vereadores”, destacou George Soares. O deputado reclamou que não teve emenda liberada pelo Executivo. “Nenhuma emenda foi liberdada e o Governo não tem chamado os deputados para ver a possibilidade do que pode ou não pode”, disse o deputado.
DivulgaçãoGeorge Soares afirma que o Governo passa a impressão de não querer a colaboraçãoGeorge Soares afirma que o Governo passa a impressão de não querer a colaboração

Ele relatou que a situação da governadora Rosalba na Assembleia é delicada, embora o primeiro grande teste ainda não tenha ocorrido com votação de projeto polêmico.

Caso o PR concretize a saída da base governista o empresário Renato Fernandes deverá entregar o cargo de secretário estadual de Turismo. Ele foi indicado pelo deputado federal João Maia para o primeiro escalão no Governo.

No entanto, a saída dos Repúblicanos não trará mudança na Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Ação Social. Embora a titular, Shirley Targino, seja presidente estadual do PR Mulher, a escolha dela foi pessoal da governadora Rosalba Ciarlini.

Desistência

Com a saída do PR da base governista será a quarta baixa entre partidos que estiveram no palanque da governadora Rosalba em 2010. O primeiro a deixar foi o Partido Verde, presidido pelo senador Paulo Davim, ainda no ano passado.

Há três meses foi a vez do PMDB, presidido pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves, deixar a base governista. Logo em seguida, o PSL, de Araken Farias, também rompeu com a gestão Rosalba Ciarlini.

Em comum entre todas as legendas que estão deixando a base de apoio do Governo, há a justificativa comum do “isolamento” do Executivo e da centralização da gestão.

FETRAF-BAHIA elege nova diretoria


 Durante os dias 29, 30 e 31 de outubro, no auditório Central do Acampamento Maanain, no município de Santa Bárbara, os delegados do IV Encontro da Agricultura Familiar do Estado da Bahia elegeram a nova direção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Bahia para o triênio 2013-2016.
O Encontro contou com os paineis: Conjuntura Política Econômica Nacional e Baiana; Desenvolvimento rural na Bahia; e oficinas temáticas sobre Organização Sindical e Organização da Agricultura Familiar; Trabalho Juventude, Geração de Renda e Sucessão da Agricultura Familiar; dentre outros.
Em homenagem à companheira Eliane Oliveira, o evento levou o nome dela.