quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Altos e baixos


Em meio aos escândalos que envolvem o Congresso Nacional e, claro, o Palácio do Planalto, esta semana o Rio Grande do Norte, ao ser contemplado com a instalação de mais sete unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), nos faz - ainda que de forma acanhada - concordar que o Governo Lula, apesar de enrolado com a campanha para manter o senador José Sarney (PMDB) na presidência da Casa, nos envergonhando, tem proporcionado ações no campo administrativo que merecem o nosso aplauso.
Quando Lula assumiu o comando do país, em 2003, aqui existiam apenas duas unidades de escolas técnicas federais.
Quatro anos se passaram, o presidente foi reeleito e, a um ano e meio de se despedir da cadeira, tenta deixar a área da Educação bem encaminhada na região Nordeste para seu sucessor.
Em Ipanguaçu, onde inaugurou simultaneamente, através de videoconferência, essas unidades que estão instaladas em municípios de diferentes regiões do estado (Apodi, Pau dos Ferros, Macau, Caicó, Santa Cruz, João Câmara e Ipanguaçu), Lula, que vez por outra lança desafios aos seus adversários, manteve o padrão dos seus discursos: “Peguem o mapa e vejam qual foi o presidente que mais investiu em educação”.
Para não perder o costume, aproveitou e remeteu sua crítica ao governo anterior.
“Tem gente que chegou na Presidência da República muito letrado, mas tão letrado que esqueceu que esse país tem uma maioria de gente pobre que nunca chegou à universidade”.
O recado, claro, foi para o ex-presidente Fernando Henrique Caradoso (PSDB).
Enquanto Lula estiver preocupado em fazer comparações neste âmbito, ótimo!
Tirando a briga de ego que enche os nossos ouvidos com trocadilhos e considerações que em nada contribuem para o nosso desenvolvimento, as provocações da oposição tem sido revertidas em ações positivas para a sociedade e, neste rol, o RN está ganhando a sua fatia.
Ainda estão previstas mais três unidades do IFRN: em Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.
“Da Proclamação da República em 1889, já faz 120 anos.
De lá pra cá, a gente vem elegendo presidente atrás da presidente e só tivemos 140 escolas técnicas.
Nós, em oito anos, construímos 214.
Faço questão de dizer, que é pra provocar aqueles que não gostam de mim.
” Sendo assim, a provocação é válida.

Cidades como Alexandria, Umarizal, Felipe Guerra e Paraú não são bem avaliadas pelo IFDM

Na contramão dos números, aparece a cidade de Paraú, amargando o 158° lugar no ranking geral, com o pior índice de desempenho na saúde.

Próximo dela aparece o município de
Alexandria, na ponta da tromba do elefante, considerada uma cidade de médio porte por ser polo.Ela está entre as piores do Estado na 152ª posição.

A situação piora quando o assunto é saúde, ficando na 164ª posição e 76ª na educação.Umarizal e Felipe Guerra amargam também na ponta da fila.

A primeira na 117ª e a segunda na 133ª posição.

ÍNDICE FIRJANO IFDM foi criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro

(FIRJAN), para suprir a falta de um indicador de crescimento econômico e social dos municípios com maior regularidade, uma vez que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado pela

Organização das Nações Unidas, só é publicado a cada dez anos com base no censo demográfico do IBGE.

O intervalo de medição vai de 0 a 1.

Motorista de carreta de Pau dos Ferros é a quarta vítima de acidente grave na BR-316

O motorista da carreta, JLP 7077/Pau dos Ferros (RN), Raimundo Filho, 29 anos, que se envolveu em um violento acidente no começo da manhã de segunda-feira, 24, na localidade conhecida como Serra das Pias, em Palmeira dos Índios, morreu, momentos após dar entrada na Unidade de Emergência Daniel Houly de Almeida, em Arapiraca (AL).

Ele foi a quarta vítima fatal do acidente ocorrido na BR-316, no trecho do agreste alagoano.

No local, morreram João Neto Tavares, 26, e Josué Leite Bezerra, 65, que estavam na motocicleta NLZ-7054.Segundo informações da polícia, a terceira vítima, identificada como Fabrício Colatino dos Santos, 21, teria pedido uma carona ao 'carreteiro' e também morreu no momento da colisão.

Todos os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca, onde foram submetidos à necropsia e posteriormente liberados para sepultamento.

De acordo com informações, o condutor da carreta teria perdido o controle do caminhão e 'atropelado' a motocicleta e seus ocupantes, que tiveram morte instantânea.

A carreta estava carregada de sal e havia saído de Mossoró com destino à capital alagoana.

Plenário retoma votações e aprova 11 propostas


O Plenário do Senado retomou ontem as votações, mas apenas de matérias consensuais.


A ordem do dia foi conduzida pelo presidente da Casa, José Sarney.


Embora o PSDB e o DEM não tenham participado da reunião de líderes pela manhã, na qual foi decidida a pauta, aceitaram votar 16 propostas, na maioria acordos internacionais, como o que trata de direitos humanos no Mercosul.


O PT e o PSOL também não estiveram no encontro. Compareceram à reunião o PMDB, o PDT, o PR e membros do PSB.


Para o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), o Senado atravessa "uma fase que não é de normalidade".


Isso, em sua opinião, até justificaria a paralisação total da atividade parlamentar.


O senador observou, no entanto, que a oposição enviaria à liderança do governo a lista dos projetos com os quais concorda votar, como, por exemplo, a Medida Provisória 462/09, que dispõe sobre o apoio aos municípios atingidos pela perda de arrecadação resultante da crise financeira.


A MP, porém, ainda não chegou ao Senado.

Tá bem pertinho de Wilma e Micarla se aliarem politicamente


E no gabinete da governadora Wilma de Faria, era visível a possibilidade de uma aliança entre ela e a prefeita Micarla de Sousa.

Começando pelas coincidências...

Quando Wilma vestia verde clariiiinho....e o secretário de Turismo Fernando Fernandes usava gravata verde....

Micarla chegou de blazer gérbera...um tom avermelhado...com Kalazans de gravata vermelha.

O que fez a prefeita chamar atenção da governadora.

“Viu, governadora, como é que a gente já está?”.
Wilma...claro...adorou.

Frente Fria continuará provocando chuvas no Rio Grande do Norte até o fim de semana

Os pluviômetros da Emparn registraram chuva em 37 municípios do Estado, das 7h de ontem até as 7h de hoje (26/08).

A maior precipitação foi em São Gonçalo do Amarante, no Litoral Leste, onde choveu 145 milímetros, registrando a maior chuva do município desde o início do ano.

Na região Oeste choveu em cidades importanrtes como Mossoró, Pau dos Ferros, Martins, Portalegre e José da Penha.

As chuvas estão sendo causadas por uma frente fria que está atuando sobre o litoral nordestino desde a última segunda-feira, e essas instabilidades devem continuar atuando até o fim de semana.

Pio X deve assumir comando do Hospital Regional de Pau dos Ferros

O ex-prefeito de Luis Gomes, Pio X Fernandes deverá assumir nas proximas semanas o comando do Hospital Regional Cleodon Carlos, da cidade de Pau dos Ferros.

A possibilidade foi discutida em recente encontro com a governadora Wilma de Faria.Segundo Pio X, a possibilidade foi discutida e encontra-se em processo de maturação.

A confirmação do nome de Pio, poderá sair ainda esta semana, após uma audiência com o secretário de saúde do Estado, George Antunes.“Conversamos sobre esta possibilidade e me dispus a contribuir com a melhoria da saúde da região.

Mas para isso será preciso algumas mudanças e estamos vendo uma fórmula de viabilizar”, destaca o ex-prefeito.

Em meio as mudanças propostas por Pio X, encontra-se a aplicação de métodos de flexibilização destinada à contratação de novos profissionais para o atendimento.Pio afirma que é preciso envolver mais profissionais para que o sistema evolua.