quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

FETRAF define planejamento 2014

Durante os dias 28 e 29, a direção da FETRAF-BRASIL traçou diretrizes para o ano de 2014. Com temas que envolvem Meio Ambiente, Reforma Agrária, Geração de Renda, Convivência com a Seca e Políticas Sociais/previdência, entre outros, os dirigentes também definiram um calendário de ações para compor a Jornada de Lutas.
Esse ano a FETRAF antecipou o período da Jornada, que deverá ocorrer ainda esse mês. Haverá mobilizações nos estados e o Dia Nacional de Mobilização. A questão da Previdência, a ampliação do salário maternidade são um dos eixos da pauta.
A FETRAF também deliberou pela realização de uma reunião com todos os secretários de Organização sindical dos estados, assim como assessoria jurídica.  A Federação tem atuado fortemente junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para destravar a questão dos registros sindicais.
A reunião de planejamento ocorreu em Brasília, no Instituo Brasileiro Cáritas.

BENEFICIÁRIOS DO PAIS (PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA SUSTENTÁVEL) PARTICIPAM DE FORMAÇÃO



Os agricultores Familiares de Messias Targino beneficiados pelo Programa de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), participaram nesta terça-feira (11) de uma capacitação no Centro de Cultura e Eventos de Messias Targino, sobre os cuidados no cultivo e na comercialização dos produtos Agroecologico.
Os trabalhos foram Coordenados pelo instrutor local Roberto Brigido e contou com a parceria da secretaria da Agricultura, Emater e a Prefeitura de Messias Targino.
Segundo Maria José de Melo umas das beneficiadas do PAIS atribui ao programa o sustento familiar. Há quase um ano no PAIS, já colhe os frutos do desenvolvimento proporcionado pelo programa. “Consegui ampliar a diversidade de culturas e isso foi fundamental para conseguir um faturamento melhor”, diz a produtora, que instalou a unidade em uma pequena área arrendada no Sitio Junco de Cima, zona rural do município de Messias Targino.
O cultivo de hortaliças, como coentro, alface, pimentão, couve e cebolinha, assim como galinha, guiné e porco, envolve todos os cinco membros da família, que vendem o que sobra da produção de porta em porta e nas feiras livres de Messias Targino, Janduís, e cidade vizinha.  
O PAIS é resultado de uma parceria entre a prefeitura Municipal de Messias Targino, o Sebrae, a Fundação Banco do Brasil e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). O programa aproveita pequenas áreas para produzir integrada mente várias culturas, desde hortaliças a animais, sem agredir o ambiente. Baseando-se nos pilares alimentação, geração de renda e empoderamento, o PAIS possibilita que pequenos agricultores tenha condições de cultivar os gêneros que necessitam e ainda fazer negócios, com a venda do material excedente em feiras agroecológicas, melhorando a qualidade de vida desses produtores e da comunidade como um todo.