carro elétrico
![]() |
O i3, primeiro carro elétrico para produção em massa da BMW, deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2014
"O mercado brasileiro é o maior da América Latina para o i3", diz o executivo - Carlos Córtez - sem revelar a expectativa de vendas. O modelo foi apresentado mudialmente nesta segunda-feira (29), em eventos simultâneos em Nova York, Londres e Pequim. Ele também será atração da marca no Salão de Frankfurt, em setembro próximo.
Para o lançamento de um veículo desse tipo no Brasil, no entanto, ainda
há desafios a ser superados. "O primeiro passo é a regulamentação, saber
como vamos tratar o carro elétrico no Brasil. É uma negociação com o
governo", ressalta Carlos Côrtes.
Outro desafio apontado pelo executivo para a comercialização no país é
fazer com que o cliente entenda o que é a mobilidade elétrica. "Vamos
fazer campanhas publicitárias para educar o cliente", diz.
A falta de
postos públicos de recarga no país — apenas alguns shoppings do Rio de
Janeiro e de São Paulo disponibilizam o serviço — também é avaliada pela
montadora, que tenta solucionar a defasagem. "A BMW vem tentando criar
parcerias estratégicas para ter mais postos de recarga. É importante ter
postos públicos, mas o cliente vai carregar o carro em casa na maioria
das vezes", explica Côrtes.
por Alessandra Corrêa
Especial para o G1, em Nova York