quarta-feira, 31 de julho de 2013

segunda-feira, 29 de julho de 2013

carro elétrico


BMW i3 (Foto: Alessandra Corrêa/G1)


O i3, primeiro carro elétrico para produção em massa da BMW, deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2014
"O mercado brasileiro é o maior da América Latina para o i3", diz o executivo - Carlos Córtez - sem revelar a expectativa de vendas. O modelo foi apresentado mudialmente nesta segunda-feira (29), em eventos simultâneos em Nova York, Londres e Pequim. Ele também será atração da marca no Salão de Frankfurt, em setembro próximo.
Para o lançamento de um veículo desse tipo no Brasil, no entanto, ainda há desafios a ser superados. "O primeiro passo é a regulamentação, saber como vamos tratar o carro elétrico no Brasil. É uma negociação com o governo", ressalta Carlos Côrtes.

Outro desafio apontado pelo executivo para a comercialização no país é fazer com que o cliente entenda o que é a mobilidade elétrica. "Vamos fazer campanhas publicitárias para educar o cliente", diz.
A falta de postos públicos de recarga no país — apenas alguns shoppings do Rio de Janeiro e de São Paulo disponibilizam o serviço — também é avaliada pela montadora, que tenta solucionar a defasagem. "A BMW vem tentando criar parcerias estratégicas para ter mais postos de recarga. É importante ter postos públicos, mas o cliente vai carregar o carro em casa na maioria das vezes", explica Côrtes.
por Alessandra Corrêa
Especial para o G1, em Nova York