O município de Sousa, no Sertão paraibano,  sediará o Festival do Petróleo da Bacia do Rio do Peixe com a presença  de especialistas do setor petrolífero de todo o País. A palestra de  abertura, no dia 10 de dezembro, será proferida pelo diretor geral da  Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Eloi Fernández y  Fernández.
A primeira edição do Festival vai acontece de 10 a 12 do próximo mês, na  Praça de Eventos do Cotton Shopping Center, com palestras e exposições  técnicas sobre o tema petróleo e gás. Junto ao tema, também haverá  manifestações culturais como apresentações musicais, concurso literário e  de beleza na programação oficial.
O Festival do Petróleo é uma iniciativa da União Nordestina de Prefeitos  (UNEP), que acompanhou juntamente com a Prefeitura Municipal de Sousa o  processo de inclusão dos lotes da região na 9ª rodada de licitação da  ANP, realizada em novembro de 2007. 
Segundo o presidente da UNEP, Salomão Gadelha, a participação do  dirigente da ONIP é o reconhecimento do esforço desempenhado pela  entidade municipalista em discutir e promover o desenvolvimento  sustentável da região. Durante o evento, empresários, governantes e  moradores da região poderão debater a melhor forma de aproveitamento do  ciclo do petróleo, que deve jorrar em breve na região polarizada por  Sousa.
Entre os temas que serão abordados pelos palestrantes estão “O Petróleo  garante desenvolvimento social?”, “Impactos do Petróleo na economia  local: Como sustentar a economia com o fim do Petróleo?”, “Petróleo e  turismo podem caminhar juntos?”, e “A utilização dos royalties pelos  entes federados”.
Organização
A ONIP é uma instituição de âmbito nacional que tem por finalidade  principal atuar como fórum de articulação e cooperação entre as  companhias de exploração, produção, refino, processamento, transporte e  distribuição de petróleo e derivados, empresas fornecedoras de bens e  serviços do setor petrolífero, organismos governamentais e agências de  fomento, de forma a contribuir para o aumento da competitividade global  do setor. Os associados da ONIP são entidades de classe das empresas que  atuam no setor e instituições governamentais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário