segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Pau dos Ferros: 155 anos de histórias e conquistas

Em 23 de agosto de 1856, na sessão da Assembléia Legislativa Provincial em Natal, o deputado provincial, o Sr. Benvenuto Fialho, apresentou um projeto que criava a Vila de Pau dos Ferros.


A lei nº 344 foi sancionada e elevou à categoria de vila a povoação de Pau dos Ferros e fixou um limite de 1.700 km2, com o nome de Pau dos Ferros.

Nascia assim a Vila de Pau dos Ferros, no dia 04 de setembro de 1856.

Primeiros acontecimentos:

No mês de janeiro, no dia 19 do ano de 1857, a vila ganhou seu primeiro presidente, a saber: o Sr. Manoel Silvestre Ferreira. No ano de 1859, foi criada uma feira semanal, na vila, para assim ativar o comércio local. Em 1861, no dia 03 de julho, foi instalada uma agência dos correios.

Nos primeiros anos do século vinte a vila ganhou o telégrafo nacional, que foi instalado em 08 de janeiro de
1908, ficando a cargo como chefe da estação o seu primeiro telegrafista, o Sr. Elias Fernandes.

A primeira escola da vila: Escola Joaquim Correia, em homenagem ao idealista que lutou por esta idéia, e que finalmente, conseguiu no dia 25 de janeiro de 1911, data de sua fundação.

Na gestão do Governador do Rio Grande do Norte; o Sr. José Augusto Bezerra de Medeiros, no dia 02 de dezembro de 1924, a lei nº 593, eleva a vila de Pau dos Ferros à categoria de cidade.

Depois de cinco anos de emancipação da vila para cidade, foi escolhido como primeiro prefeito em 1929 até 1930, o Sr. Francisco Dantas de Araújo. Sua primeira obra foi a construção do prédio da Prefeitura Municipal, onde hoje está localizada, na avenida Getúlio Vargas.

No dia 04 de setembro de 1956, a cidade completou 100 anos de emancipação política e o monumento do obelisco foi entregue à população.

A origem do nome:

A origem do topônimo Pau dos Ferros assim é explicada por Luís da Câmara Cascudo, com apoio na tradição oral sertaneja:

Os vaqueiros que transitavam pela zona e tinham por hábito repousar à sombra das frondosas oiticicas, que se erguiam à beira de pequena lagoa, gravavam no tronco de uma delas, com ferro em brasa, as marcas das respectivas fazendas, a fim de torná-las conhecidas, facilitando assim a identificação das reses tresmalhadas. A árvore ficou conhecida como Pau dos Ferros, nome que se estendeu à fazenda e, posteriormente, à freguesia e ao Município. O "pau-dosferros", comum a várias zonas pastoris, - acentua aquele escritor - constitui uma das mais curiosas instituições solidaristas do Nordeste.

Parabens Pau dos Ferros pelos 155 anos de emancipação política.

FONTE: ANOTICIA PASSADO A LIMPO

Nenhum comentário: