quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Marina: falta de transparência leva à corrupção

A senadora Marina Silva (PV-AC) disse, na última sexta-feira, que considerava justa, mas não se regozijava com a prisão do governador José Roberto Arruda, do Distrito Federal, ocorrida no dia anterior por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Para ela, o acontecido deixa tristes os que acreditam na política como contribuição para a resolução de problemas do país, mas também traz outros ensinamentos: a necessidade de o ser humano se autovigiar para evitar cair nas tentações e de as instituições serem transparentes, para que possam ser objetivamente controladas pela sociedade.

– Quando nós não temos processos que nos levem à transparência, ao acompanhamento, ao controle social, a corrupção consegue um maior espaço e um maior desenvolvimento.

O que mais atrapalha a gestão pública é a falta dessa transparência, que leva ao desvio de dinheiro – explicou Marina.

Para ela, a prisão do próprio governador Arruda acaba manchando todo o trabalho que se fez no DF, inclusive na área da educação.

Marina lembrou que a Justiça serve para não deixar na sociedade a sensação da impunidade, principalmente porque o governador faz parte do grupo denominado de "colarinho branco". Se não há punição, a corrupção pode deteriorar as estruturas de uma sociedade, acrescentou.

– A corrupção é um fenômeno que acompanha, como uma sombra, a história brasileira – lamentou a senadora, , defendendo um contínuo de esclarecimento sobre a necessidade de combate da corrupção na política. Como um primeiro passo, ela defendeu a mudança nas regras dos financiamentos de campanha.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) elogiou o tema abordado por Marina Silva, acrescentando que algumas pesquisas demonstram que a própria sociedade não acredita ser possível fazer política sem corrupção.

Mão Santa (PSC-PI) elogiou o discurso da senadora e avaliou que fatos como o ocorrido em Brasília são também uma mostra do quanto a República ainda é jovem.

Nenhum comentário: