terça-feira, 23 de junho de 2009

Cristovam sugere licença por 60 dias

23/06/2009


Cristovam Buarque (PDT-DF) sugeriu ontem, da tribuna, que o presidente do Senado, José Sarney, se licencie do cargo por um período de 60 dias a fim de que o vice-presidente da Casa,


Marconi Perillo (PSDB-GO), adote as medidas necessárias para a resolução dos problemas administrativos enfrentados pela instituição.


Na avaliação de Cristovam, Sarney tem atuado de maneira lenta no enfrentamento da crise, não correspondendo às expectativas da sociedade.– É uma questão da sobrevivência da credibilidade desta Casa.


Nós temos de nos apressar. Não dá para encontrar o caminho na velocidade que o presidente Sarney tem como hábito.


É até elogiável, do ponto de vista da sua tolerância, mas não dá. Nós precisamos de uma velocidade maior no enfrentamento dos problemas, no encaminhamento de soluções – advertiu.


CeleridadeChamando a atenção para o fato de sua proposta tratar-se apenas de uma sugestão, Cristovam disse que Marconi Perillo, por representar uma "visão nova", teria condições de impor mais celeridade ao processo de modernização da Casa.


O senador pelo Distrito Federal sugeriu ainda a realização, no Plenário da Casa, de uma audiência pública em que representantes da sociedade civil organizada possam apresentar propostas visando à modernização administrativa do Senado.


– Chamemos a Ordem dos Advogados do Brasil, a


Associação Brasileira de Imprensa e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.


Chamemos alguns jornalistas para que venham dizer aqui o que hoje se pensa, nas ruas, do Senado, para que venham fazer aqui as denúncias que eles têm colocado pela imprensa.Em apartes, vários senadores comentaram o pronunciamento de Cristovam.


Papaléo Paes (PSDB-AP) criticou a sugestão de realização de audiência pública para discutir os problemas da Casa, por considerar que tal tema deve ficar a cargo, sobretudo, de especialistas em administração, que teriam, em sua opinião, melhores condições de propor soluções adequadas.


Já o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), alertou Sarney para a necessidade de se tomar medidas concretas para apuração das denúncias de irregularidades.


Na opinião de Valter Pereira (PMDB-MS), as dificuldades para encaminhamento da crise no Senado adviriam do próprio sistema de governo presidencialista, adotado no país.


Caso vigorasse o parlamentarismo, argumentou ele, o parlamento atual já teria sido dissolvido, tendo sido convocadas novas eleições.

Nenhum comentário: